Notícias do Parque

Consolidando Resultados na Cooperação Económica e Comercial em Medicina Tradicional e Partilhando Experiências na Promoção Internacional da MTC——A Bolsa de Contactos Comerciais do “Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional (Macau, China) 2019” Realizou-se com Sucesso

Data De publicação:2019-09-30   Browse:86


Por ocasião da realização do “Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional (Macau, China) 2019”, foi organizada a Bolsa de Contactos Comerciais e o Seminário sobre Cooperação Económica e Comercial de Medicina Tradicional com os Países de Língua Portuguesa” no dia 26 de Setembro, no Hotel The Venetian Macao, a qual contou com a participação de mais de 400 representantes governamentais, especialistas de medicina tradicional, representantes empresariais e distribuidores nacionais e estrangeiros, provenientes de Macau, Interior da China, União Europeia, África, América do Sul e países da ASEAN. Os representantes trocaram ideias sobre o desenvolvimento actual de medicina tradicional e fitomedicina na Europa, África, América do Sul e nos países da ASEAN, bem como as características do mercado, comércio internacional e casos de registo e suas interpretações da legislação e regulamentações relevantes.

1570599963133957.jpg

Bolsa de Contactos Comerciais do “Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional (Macau, China) 2019”


Maiores Resultados Concretizados na Cooperação de Medicina Tradicional

A par da Bolsa de Contactos Comerciais, foi realizada pela primeira vez, o “Seminário sobre Cooperação Económica e Comercial de Medicina Tradicional dos Países de Língua Portuguesa”, em colaboração com o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), visando partilhar as experiências no comércio dos produtos de MTC nos países e regiões ao longo da Faixa e Rota e dos Países de Língua Portuguesa.

A Assessora do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças do Governo da RAEM, Presidente e Directora-Executiva do Parque Industrial, Drª. Lu Hong, referiu que a Bolsa de Contactos Comerciais, como uma importante componente do Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional (Macau, China), propicia grandes oportunidades de intercâmbio, partilha e cooperação para os membros da indústria, especialistas, académicos e representantes empresariais. Nos últimos anos, com o apoio generoso dos seus parceiros, o Parque Industrial alcançou grandes êxitos na promoção da medicina tradicional chinesa, respectivamente, em países Europeus, Africanos, do Médio Oriente e da ASEAN, tomando como ponto de partida, os Países de língua Portuguesa. Com efeito, têm sido fortalecidos os laços de cooperação com os governos locais e as organizações industriais e criada uma base sólida para uma cooperação mais profunda em medicina tradicional chinesa.

Segundo a Secretária-Geral do Fórum de Macau, Drª. Xu Yingzhen, a indústria da MTC constitui a prioridade no planeamento do desenvolvimento de Macau, na medida em que Macau, enquanto plataforma de serviços para a cooperação económica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, tem proporcionado condições favoráveis visando a promoção de mercado para a medicina tradicional e cooperação industrial. A Drª. Xu agradeceu ao Parque Industrial pela sua contribuição para o evento, acrescentando que esperava que este evento servisse como uma ocasião para demonstrar as realizações feitas na cooperação em medicina tradicional e para partilhar a experiência no contexto de promoção do mercado para produtos de medicina tradicional em países ao longo da Faixa e Rota e nos Países de Língua Portuguesa. Espera ainda que a cooperação em medicina tradicional se torne num veículo importante para promover o intercâmbio e a aprendizagem mútua entre os diferentes países.

Na Bolsa de Contactos Comerciais, os participantes testemunharam uma cerimónia de assinatura organizada para um projecto internacional de cooperação entre a Diapharm GmbH & Co. KG e a Guangdong-Macao Pharmaceutical Co., Ltd., uma afiliada do Parque Industrial. A par disso, foram assinados acordos entre a Zhuhai Lin Shangxi Health Tea Co., Ltd., uma empresa residente do Parque Industrial, a NATURLOJA Lda., e o Parque Industrial, com o objectivo de introduzir os seus produtos ao mercado da UE. Tal sucesso marcou um passo importante nos esforços do Parque Industrial em promover a internacionalização da MTC e a entrada de produtos de MTC de qualidade nos mercados da UE.

1570600010383284.jpg

Cerimónia de assinatura realizada a entre a Diapharm GmbH & Co. KG e a Guangdong-Macao Pharmaceutical Co., Ltd., uma afiliada do Parque Industrial, para desenvolvimento de um projecto de cooperação internacional

1570600029976391.jpg

Cerimónia de assinatura realizada a entre a Zhuhai Lin Shangxi Health Tea Co., Ltd., uma empresa residente do Parque Industrial, a NATURLOJA Lda. e o Parque Industrial, para promover  o acesso de produtos no mercado da União Europeia


Partilha de Experiências na Promoção do Mercado Internacional

Na sessão subordinada ao tema “Oportunidades de cooperação entre mercados internacionais de medicina tradicional”, representantes convidados de Portugal, Alemanha e Brasil partilharam as suas opiniões sobre os três assuntos: “medicina tradicional e saúde futura”, “análise dos mercados europeus para suplementos alimentares e fitomedicina tradicional” e “potencial de desenvolvimento do mercado de MTC Brasileiro”. Durante a sessão de casos de sucesso dos produtos de MTC em mercados internacionais, representantes de empresas de Macau e do Interior da China partilharam as suas experiências sobre como foram introduzidos os seus produtos de MTC nos mercados internacionais.

A par disso, as empresas expositoras levantaram questões sobre o registo, comércio e padrões de produtos de medicina tradicional, e os convidados responderam às suas perguntas e ofereceram conselhos importantes à luz das condições actuais de vários países. A atmosfera da interacção no local foi muito activa.

 

Promoção de Parcerias de Negócios entre Empresas de MTC e seus Homólogos Globais

Além disso, mais de 200 tipos de produtos de qualidade oriundos de 28 empresas de MTC do Interior da China e de Macau foram exibidos na Zona de Exposição da Bolsa de Contactos Comerciais. Os distribuidores e comerciantes trocaram ideias com as empresas no local e partilharam experiências em matérias de formação internacional, registo e agenciamento de comércio. A exposição tem por objectivo ajudar as empresas a entender melhor as condições comerciais dos seus mercados-alvo e preparar para a futura promoção e registo dos seus produtos.

1570600077972905.jpg

Troca de ideias entre distribuidores e comerciantes internacionais e empresas no local

Até à data, o Parque Industrial tem desempenhado um papel activo enquanto plataforma para promover a industrialização e a internacionalização da MTC. Com o apoio do Parque Industrial, um total de seis produtos de empresas de Macau e do Interior da China obtiveram aprovação de registo em Moçambique, dois dos quais já foram comercializados e estabeleceram uma boa reputação. Perspectivando o futuro, o Parque Industrial manter-se-à firme no seu compromisso enquanto plataforma internacional, servindo como ponte para a cooperação económica e comercial entre empresas de Macau, do Interior da China e dos Países de Língua Portuguesa.