Notícias do Parque

Actualização do Planeamento das Estratégias e Prestação de Serviços à Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau Inaugurou-se hoje a filial em Zhuhai do Grupo Intertek do Reino Unido

Data De publicação:2019-01-22   Browse:268

Em 21 de Janeiro, realizou-se no Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau (adiante designado por “Parque”) a cerimónia de abertura da Intertek Guangdong-Macao Testing Services Limited (Zhuhai) (adiante designada pela “Intertek Zhuhai”), co-financiada pelo Grupo Intertek do Reino Unido, uma instituição avançada a nível global que presta serviços de controlo de qualidade nível global, e pela Macau Investimento e Desenvolvimento (Hengqin).

Durante a Cerimónia, os convidados verteram conjuntamente as areias douradas no posto de inauguração, concretizando a abertura oficial da Intertek Zhuhai. Entre os convidados incluem-se o Secretário para a Economia e Finanças, Dr, Leong Vai Tac, o Vice-Presidente do Município de Zhuhai, Dr. Yan Wu, o Director Executivo na região da China do Grupo Intertek, Dr. Bai Xueli, o Secretário do Partido Comunista da Nova Zona de Hengqin, Dr. Niu Jing, a Assessora do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças, e Presidente e Directora-Executiva da Companhia de Desenvolvimento do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação Guangdong-Macau Lda, Dr.ª Lu Hong, e o Vice-Presidente da Câmara do Comércio Chinesa para a Importação e Exportação de Medicamentos e Produtos de Saúde, Dr. Wang Maochun.

1548902600777412.jpg

Cerimónia de Abertura da Intertek (Zhuhai) Guangdong-Macao Testing Services Limited

Após a entrada oficial em funcionamento, a Intertek Zhuhai aproveitará a plataforma do Parque e as vantagens da indústria para construir activamente a plataforma de testes e serviços por terceiros dos produtos para saúde de medicina tradicional chinesa, a zona de serviços e o grupo de indústrias de medicina tradicional chinesa e de saúde da Grande Baía, dando um forte impulso à construção da “base internacional para controlo de qualidade da medicina tradicional chinesa” por parte do Parque.Na Cerimónia, o Director Executivo da região da China do Grupo Intertek, Dr. Bai Xueli, reiterou que, sendo a primeira instituição independente dedicada a serviços de qualidade e segurança a nível internacional a entrar no mercado chinês, foi uma grande honra para o Intertek poder-se envolver no processo histórico de abertura, cooperação e integração a nível mais elevado e em áreas mais amplas de Zhuhai. Acrescentou ainda que, após a abertura da Intertek Zhuhai, esta se iria basear na sua experiência profissional ao longo de mais de 130 anos no enquadramento global e de 30 anos no território chinês, tendo como suportes a Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” e as estratégias nacionais como a construção da Grande Baía, de forma a servir à transição e aos ajustes económicos de Macau, assegurando o desenvolvimento das empresas exportadoras de Guangdong, Hong Kong e Macau, de marcas importadoras conhecidas a nível internacional e de marcas chinesas com os seus serviços avançados de controlo de qualidade que cobrem produtos, mercadorias e sistemas.

De acordo com a Presidente do Parque, Dr.ª Lu Hong, o Parque foi o primeiro projecto concretizado ao abrigo do Acordo-Quadro de Cooperação Guangdong-Macau, tornando-se um vector e plataforma essencial do desenvolvimento da indústria da medicina tradicional chinesa por parte de Macau. A partir de 2015, têm-se envidado esforços para impulsionar a construção de hardware e de plataformas vantajosas, alcançando alguns avanços e resultados preliminares, o que proporcionou um ambiente agradável de desenvolvimento e benefícios consideráveis para as empresas e instituições lá estabelecidas. Sendo a Intertek Zhuhai um elemento importante para concretizar o objectivo essencial do Parque – a base internacional para controlo de qualidade de medicina tradicional chinesa – e um dos projectos essenciais na construção da plataforma de serviços públicos, o Parque espera, através da cooperação entre as duas partes, fazer valer as suas próprias vantagens e disponibilizar um sistema mais eficaz de garantia de qualidade para a exportação e importação de medicamentos tradicionais nacionais e estrangeiros de qualidade elevada e de produtos relevantes de saúde, ajudando na promoção da modernização, padronização e internacionalização da indústria da medicina tradicional chinesa.

1548902676124538.jpg

O Secretário Leong Vai Tac, o Vice-Presidente do Município Yan Wu, entre outros convidados visitaram a Intertek (Zhuhai) Guangdong-Macao Testing Services Ltd. para se inteirarem da situação do seu funcionamento.

Sendo uma plataforma independente e avançada de testes a nível global e tendo sido introduzida pelo Parque, a Intertek Zhuhai localiza-se no Edifício de I&D e Teste do Parque, tornando-se uma instituição de importância na plataforma dos serviços públicos. A cooperação íntima entre as duas partes impulsionará com grande dinamismo a construção da “base internacional para controlo de qualidade da medicina tradicional chinesa” por parte do Parque. A Intertek Zhuhai é dotada de vantagens pioneiras a nível global em aspectos como a tecnologia, equipamento de hardware e experiência de serviço, a qual conta com especialistas experientes nas áreas como a toxicologia, formulação, biologia e química analítica, e com experiência enriquecida na indústria, envolvendo negócios como a medicina tradicional chinesa, produtos de saúde, equipamentos médicos, produtos cosméticos, alimentares e agrícolas. Está capacitada para realizar análises nutricionais, índices de higiene, testes a resíduos de drogas veterinárias, pesticidas, metais pesados e aditivos em produtos alimentares, bem como de aditivos ilegais e princípios activos em produtos de saúde e índices físicos e químicos, limites microbianos, substâncias proibidas e restritas, bem como resíduos de metais pesados em produtos cosméticos. A par do referido, tem a capacidade de prestar serviços de consultoria de regulamentações legais, reconhecimento de sistemas e revisão de produtos alimentares, cosméticos e medicinais fora do laboratório.

O funcionamento oficial da Intertek Zhuhai tirará pleno partido das vantagens geográficas únicas da Nova Zona de Hengqin e os benefícios enquanto plataforma do Parque, contribuindo ainda mais para a construção da plataforma de serviços públicos do Parque e o desenvolvimento da indústria da medicina tradicional chinesa de Macau. No futuro, será estabelecido o posicionamento estratégico que tem por base Hengqin, serve a Macau e promove a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, prestando um apoio forte à elevação dos padrões de qualidade do sector de saúde e medicina da Grande Baía e ao melhoramento da competitividade internacional.

A presente Cerimónia de Abertura conta ainda com a presença de outros convidados, nomeadamente, a Chefe do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Dr.ª Teng Nga Kan, o Vice-Secretário do Partido Comunista da Nova Zona de Hengqin e Director do Conselho de Gestão da Nova Zona de Hengqin, Dr. Yang Chuan, o Director dos Serviços de Saúde da RAEM, Dr. Lei Chin Ion, o Director da Direcção dos Serviços da Economia da RAEM, Dr. Tai Kin Ip, a Presidente Substituta do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, Dr.ª Lau Kuan Va, o Vice-Presidente Executivo do Nordeste da Ásia e Australásia do Grupo Intertek, Dr. Patrick Lee, o Director-Geral do Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau, Dr. Shuen Ka Hung, o Director da Administração de Supervisão de Mercado de Zhuhai, Dr. Shi Xuebin, o Chefe do Departamento de Segurança Alimentar do Instituto para os Assuntos Municipais, Dr. Cheong Kuai Tat, entre outros.