Notícias do Parque

O Secretário para a Economia e Finanças, Leong Vai Tac encontra-se com o Grupo Chia Tai

Data De publicação:2019-01-04   Browse:356

O Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau (adiante designado por Parque) organizou, no dia 6 do mês corrente, um encontro entre uma delegação de um dos grupos mais conceituados da Ásia que pretende entrar no Parque, o Grupo Chia Tai (The Charoen Pokphand Group) e o Secretário para a Economia e Finanças da RAEM, Dr. Leong Vai Tac. As duas partes efectuaram a discussão e o intercâmbio de ideias de forma aprofundada, relativamente ao reforço do desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau.

1546586443115798.jpg

O Sr. Secretário Leong Vai Tac (ao centro) teve um encontro com a delegação do Grupo Chia Tai

Durante o encontro, o Vice-presidente sénior do Grupo Chia Tai e Presidente do Grupo Farmacêutico CP (CP Pharmaceutical Group), Xie Bing, fez uma apresentação sobre a evolução do Grupo nos últimos anos e indicou que, de momento, o Grupo acordou na intenção preliminar de cooperação com o Parque e estava a empenhar-se activamente em trabalhos preparatórios, no sentido de investir e desenvolver as suas actividades no Parque. Paralelamente, o Presidente manifestou a sua esperança que o Grupo pudesse ter a oportunidade de participar no desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau, tirando proveito das indústrias e recursos de alta tecnologia detidos pelo próprio Grupo, tais como biomedicina, materiais avançados, tecnologia financeira, aplicações de Big Data, etc. O Presidente mencionou que o Grupo tinha estabelecido duas empresas em Macau, por forma a iniciar e desenvolver lá as actividades.    

O Secretário Leong Vai Tac, por sua vez, deu as boas-vindas ao Grupo CP em relação à sua vontade de participar no desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau, tendo aconselhado o grupo a dar atenção cuidada à questão de como se lançar os seus projectos em Macau e como se realizar um desenvolvimento sustentável neste território. O Secretário reiterou que o Governo da RAEM presta um forte apoio ao desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau e o Parque faz parte integral desse plano. Para além disso, o Governo está a avançar com vários projectos de cooperação inter-regionais, por forma a impulsionar o desenvolvimento de mais projectos no âmbito da inovação em ciência e tecnologia, materiais avançados, entre outros, esperando que no futuro haja mais empresas a estabelecer a sua sede em Macau.

Paralelamente, Macau possui uma variedade de vantagens institucionais, tais como o posicionamento de plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e o Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre o Continente Chinês e Macau (CEPA). Adicionalmente, em Macau aplica-se um sistema de tributação independente do Interior da China e segue-se uma política de baixa tributação. Portanto, em articulação com as políticas de construção da Grande Baía Guandong-Hong Kong-Macau e de “Uma Faixa Uma Rota”, as empresas podem tirar todo o proveito das diversas vantagens institucionais de Macau. 

1546586498131771.jpg

O Sr. Secretário Leong Vai Tac (o quinto à direita) numa foto de grupo com a delegação do Grupo Chia Tai

O encontro contou ainda com a presença da Dra. Teng Nga Kan,Chefe do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças, da Dra. Lu Hong, assessora do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças e Presidente da Guangdong-Macau Traditional Chinese Medicine Technology Industrial Park Development Co., Ltd., e de vários assessores do Gabinete do Secretário, da Dra. Dai Li, Directora-geral do Grupo Farmacêutico CP, Sucursal de Zhuhai, do Dr. He Xinqiao, Cientista-chefe do Instituto de Materiais Avançados do Grupo CP, do Dr. Su Songmin, Director do Grupo Farmacêutico CP, Sucursal de Macau, do Dr. Liang Xulong, Presidente do Fundo Hua Mao, entre outros.